-
Arquitetos: Cristián Izquierdo Lehmann
- Área: 2036 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Roland Halbe
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este conjunto de 8 casas ao redor de um espaço comum está localizado em um terreno irregular, anteriormente ocupado por uma grande casa, a poucos passos do centro financeiro de Santiago. O espaço comum é concebido como uma passarela de pedestres com bordas contínuas e estacionamento subterrâneo. As casas, por outro lado, estão organizadas a partir de uma planta em forma de "L" simétrica ao redor de um pátio quadrado.
A passagem está disposta no centro do terreno, perpendicular e visualmente aberta para a rua, com 3 casas de pátio ao norte e 5 ao sul. A metade norte do pátio abriga o acesso de pedestres, e a metade sul a rampa de veículos que desce até as áreas de estacionamento. O nível -1 de cada casa contém acesso e serviços ao redor de um pátio de luz. O nível principal contém os espaços comuns ao redor do pátio de 8 x 8m, com um lado do pátio conjugado (preenchendo os 40% da quantidade permitida de terreno vizinho) e o outro para a casa seguinte. O primeiro andar contém os dormitórios em um eixo pareado em ambos os lados, formando dois longos pavilhões retangulares sobre a passarela de pedestres.
A estrutura de madeira laminada é composta por um sistema modular contínuo de 77 cm, com seus montantes expostos na parte externa do primeiro andar. Em direção às bordas, eles emolduram as janelas dos quartos, bloqueando a vista do pátio vizinho. Em direção à passagem, por outro lado, eles emolduram uma série de paredes revestidas de madeira, criando uma parede. A repetição deste módulo qualifica as fachadas com um ritmo constante que dissemina a presença singular de cada casa em dois volumes unitários na passagem central. Entre eles, uma série de canteiros com árvores destaca as entradas das casas e esconde a presença dos grandes edifícios ao redor.